segunda-feira, 27 de abril de 2015

A Filosofia Clínica no cotidiano escolar: contribuições possíveis

A Filosofia Clínica no cotidiano escolar: contribuições possíveis - Romildo Calixto Amaro Jr

Resumo

A Filosofia Clínica apresenta-se como alternativa de aplicação extra-clínica. O seu método  pode descobrir processos autoritários de  didáticas enraizadas nas  velhas formas  de  pensar  e  fazer educação e  abrir  horizontes  para  uma aprendizagem significativa  que  coloca  o  educando  como sujeito  no  processo  de  ensino-aprendizagem. Considerar a historicidade e a singularidade dos atores envolvidos no cotidiano  escolar  é  condição  indispensável  para a  construção  de  uma prática pedagógica maiêutica, pautada no diálogo e alteridade.

Palavras-chave: Educação. Historicidade. Sujeito. Maiêutica. Alteridade.


PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.